top of page
História
da Fraternidade da Ordem Franciscana Secular de Leiria

Quando, no remoto século XIII, surgiu em Itália a Ordem Terceira de São Francisco de Assis, a Igreja Católica juntou uma nova pérola ao seu tesouro. Depois dos conventos de homens e a seguir aos mosteiros para mulheres, também os jovens, solteiros, casados, viúvos ou divorciados, celibatários, clérigos e leigos, poderiam viver o ideal do “pobrezinho de Assis” amando a pobreza, praticando uma vida simples e servindo os pobres. A sua designação deriva do facto de os franciscanos seculares constituírem uma verdadeira Ordem na Igreja: não formam um mero movimento ou associação, mas uma ordem reconhecida como tal pela Igreja Católica. Esta Ordem foi fundada em 1221 para congregar os leigos que desejavam seguir São Francisco de Assis e o projeto de vida que propõe para os seus membros é o seguimento da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo conforme os ensinamentos que nos foram revelados através do Evangelho.

 

Em Leiria, a Ordem Franciscana está presente desde 1624, inicialmente na antiga moagem, junto à igreja de S. Francisco. A Ordem foi sofrendo alterações com o decorrer dos anos, ainda assim, em 1941 foi tomada posse do atual Convento da Portela por três sacerdotes da primeira Ordem, sede da Ordem Franciscana Secular de Leiria. Por esta altura iniciaram-se atividades de cariz social e caritativo com o apoio de Carolina Ferreira Ribeiro (Colónia de Férias, habitação social no Bairro de S. Francisco e distribuição de roupas e outros bens a pessoas carenciadas), as quais são mantidas ainda hoje.

Carolina Ferreira Ribeiro
do Lar de São Francisco
Carolina Ferreira Ribeiro

Antes de ser transformado em espaço de alojamento para pessoas idosas, o agora Lar de São Francisco pertencia à Associação Protectora dos Pobres que neste local distribuía a “sopa dos pobres”. Na época, era Vice-Ministra da Fraternidade a irmã terceira Carolina Ferreira Ribeiro, uma mulher dinâmica que pretendia construir um lar de idosos na cidade, facto que se realizou a 16 de Outubro de 1972 quando um casal de idosos, com problemas socioeconómicos, solicitou ajuda à Ordem Terceira.

 

O Lar de São Francisco é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), que, tal como outra qualquer, segue o objetivo de dar relevância ao dever moral de solidariedade e de justiça entre os indivíduos. Atualmente, dedica-se a receber e apoiar pessoas idosas do concelho de Leiria, através de duas respostas sociais: Estrutura Residencial para Idosos e Centro de Dia para Idosos.

 

Situado na união de freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes (de acordo com a nova reorganização administrativa do território), pertence ao concelho e distrito de Leiria, que ocupa uma posição bastante privilegiada, tanto no nosso país (por se situar na região centro e na zona do Pinhal Litoral) como na cidade - por estar próximo do Parque dos Caniços que tem uma paisagem bastante atrativa e um percurso pedonal que se estende ao longo de todo o Rio Lis; ademais, edificado ao seu lado encontram-se os Bombeiros Municipais de Leiria, o Museu de Papel e o Centro de Interpretação Ambiental, com o Centro Hospitalar de Leiria e o centro da cidade a dois passos: pela sua natureza circundante, o Lar de São Francisco beneficia de uma localização geográfica invejável, o que confere o melhor acesso, por um lado, aos serviços/ entidades locais e, por outro, a percursos pedestres que incentivam à mobilidade e autonomia física dos idosos.

bottom of page